(11) 4193-5447 | comercial@gruposefer.com.br - Atendemos todo o Brasil!

Malhas: variedades e utilidades

Entenda  quais são os tipos e para que são usadas as malhas e veja a que mais se encaixa para a sua confecção.

Malhas: As variedades e utilidades
Editorial Grupo Sefer

Assim como existe uma grande variedade de tecidos e texturas, a malha é uma categoria que tem uma grande variedade por si só. Como assim? Bom, a malha são os tecidos feitos em algodão, poliéster, cacharrel ou helanca, entre outras. Todas essas opções podem se encaixar de acordo com a necessidade do cliente e a utilidade do produto final. Existe um tipo de material que fica melhor para camisetas mais simples, outras que são melhor para fazer estampas ou bordados, outra para abadá, enfim. Para escolher o tecido, é preciso decidir a finalidade do produto final.

Malhas: variedades e utilidades

Inicialmente, é necessário avaliar a espessura do fio para saber a qualidade do material. Como dito no texto sobre “Qual o tecido ideal para cada tipo de roupa?”, quanto maior o número da espessura do fio, mais fino ele é e, por consequência, mais alto o valor por conta da melhor qualidade. Confira abaixo os tipos de malha mais comuns no mercado:

Malhas Cardada e Mercerizada

Esse tecido é feito completamente em algodão, permitindo uma maior troca de calor, adequada para estações mais quentes. É o material mais utilizado para camisetas de uniformes em geral, sendo ideal para uso no dia-a-dia e para equipes de eventos e produção, porém, por ter suas fibras mais curtas, ele tem mais tendência em criar bolinhas (pilling) com o passar do tempo. Geralmente, a espessura desse tecido fica em torno de 24.1, 26.1 e 28.1 o que permite maior retenção de suor e mais frescor em dias quentes.

A malha mercerizada é uma melhoria da malha cardada, tornando o tecido mais resistente, sem bolinhas ou irregularidades, proporcionando um brilho maior ao produto final. Seu uso também é destinado á uniformes e camisetas básicas. O fio desse tecido fica em torno da espessura 30.1, um pouco mais fino que a cardada, porém, com um toque um pouco mais áspero.

Malha Penteada

Esse procedimento torna o tecido uma das melhores opções para o mercado atual na confecção de camisetas básicas de uso diário ou uniformes, com mais qualidade. A malha deve passar por diversas máquinas que possuem “pentes”, tirando todas as impurezas do tecido, deixando-o mais maleável, confortável e com maior durabilidade. Esse tecido costuma ter um valor um pouco acima dos outros, mas pela sua durabilidade e qualidade se torna uma das opções de melhor custo benefício. Com seu tecido feito inteiramente em fios de algodão, oferece também uma maio retenção do suor, além de melhor aparência em relação à cardada, maior maciez e conforto.

Malha Fria (PV)

A malha fria é feita com a mistura de 66% poliéster e 33% viscose, proporcionando um tecido bastante confortável, com grande durabilidade e que não desbota. Esse tipo de material é ideal para ser utilizado em climas mais frios, pois ele retém pouco suor. Além disso, a malha fria encolhe pouco, tem o toque acetinado e tem menor tendência de formar o pilling (bolinhas) tornando-se uma ótima opção para uniformes escolares e vale ressaltar, por reter menos suor, não é indicada para quem sofre com alergias e dermatites.

Cacharrel ou Helanca

A malha cacharrel, ou helanca, é feita inteiramente em poliéster. Por ter fácil aderência á sublimação (estampas) é comumente usada em abadás, camisetas de eventos, entre outros do tipo. O ponto negativo é que o tecido não possui grande durabilidade.

Malha Piquet PA

A malha Piquet PA é formada por uma mistura de algodão e poliéster. Ela é conhecida por ter boa durabilidade e pouco encolhimento. Geralmente é usada para uniformes sociais, corporativos e em eventos. Existem diversas grifes voltadas a um público mais fino, que utiliza a malha piquet em hábitos esportivos como o golfe e o polo, que deu origem a grife Polo® by Ralph Lauren, mas em diversos momentos tem seu nome associado ao tecido, que no entanto, possui inúmeros cortes com variados tipos de caimento que podem ser adotados com a malha piquet.

Dry Poliéster

Esse tecido é indicado principalmente para práticas esportivas. Ele é feito em poliéster e oferece conforto mesmo que tenha muito transpiração, pois tem a capacidade de absorver o suor. O caimento e a durabilidade são pontos positivos desse material.

Dry Poliamida

Como o próprio nome já diz, esse tecido é feito em poliamida, garantindo melhor qualidade em comparação ao Dry Poliéster. Também é indicada para práticas esportivas mais severas, pois absorve a transpiração, auxiliando na movimentação e no rendimento do atleta.

Cada tipo de tecido é indicado de acordo com a sua usabilidade. Então para escolher o material ideal para sua confecção, deve-se estudar o público-alvo para desenhar o design da camiseta, como será o corte e se haverá bordado ou estampas. Cada detalhe faz toda diferença na hora da produção de uma confecção, como costuras duplas e reforçadas na gola e nas mangas ou o processo de personalização que pretende aplicar seja ele silk, transfer serigráfico, transfer laser digital, transfer sublimático, filme/vinil, entre outros processos que definirão qual o melhor tecido para a sua camiseta.

 

 

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*