(11) 4193-5447 | comercial@gruposefer.com.br - Atendemos todo o Brasil!

Fibras naturais, sintéticas ou artificiais?

As fibras são a matéria-prima das confecções de roupas. Você conhece a diferença e as vantagens de cada uma delas?

Fibras naturais, sintéticas ou artificiais? Qual a diferença?
Editorial Grupo Sefer

As fibras têxtil são a matéria-prima das fabricações de roupas. Cada detalhe é fundamental para determinar a produção de um tecido e como será a sua qualidade, durabilidade e conforto. No mundo dos uniformes elas fazem toda diferença, pois com o uso no dia a dia, cada material pode ter um resultado diferente, fazendo você perceber o que mais te agrada e escolhendo o tecido da sua preferencia.

Fibras naturais, sintéticas ou artificiais?

Basicamente existem três tipos diferentes de fibras e também as mistas. Um tecido é formado pela junção de diversas fibras, sendo as mistas as mais comuns.

Fibras Naturais

As fibras naturais são aquelas tiradas da natureza, tendo origem vegetal, animal ou mineral. As fibras de algodão, linho e seda são alguns dos exemplos de fibras naturais extraídas da natureza direto para a fabricação. Elas costumam ser bem confortáveis, flexíveis, com boa resistência e durabilidade, além de não deformarem com o passar do tempo, porém, elas amassam com bastante facilidade e também podem ter algum tipo de desbotamento.

 

Fibras Sintéticas

A fibra sintética é criada com produtos químicos como matéria-prima, sem participação de nenhum tipo de fibra natural. As fibras sintéticas mais conhecidas são poliamida, poliéster, acrílico e elastano.

 

Fibras Artificiais

Essa fibra ainda possui em sua composição as fibras naturais, porém, elas passam por procedimentos químicos para se tornarem fibras. Como exemplo estão a viscose, o acetato e o modal. É um material que desbota pouco, ou seja, é bom para estampas e tingimentos, além de secarem rápido e amassarem pouco. Os pontos negativos dessa fibra é que ela não absorve o suor como as fibras naturais, podendo diminuir a durabilidade, além de terem certa facilidade para queimar, por isso deve-se ter muita atenção na hora de passar.

 

Fibras Mistas

É comum unir fibras para resultados mais satisfatórios tanto na produção e qualidade do produto, quanto no seu valor. A mistura mais comum é o algodão (fibra natural) com o poliéster (fibra sintética), essa composição torna o tecido leve e fresco, bem como mais durável e resistente, unindo a qualidade das duas fibras em um único tecido. O Tricoline, malha e piquet são tecidos feitos com mistura de fibras.

 

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*