(11) 4193-5447 | comercial@gruposefer.com.br - Atendemos todo o Brasil!

Bordados: Tudo o que você precisa saber!

Um bordado de qualidade exige muitos cuidados em cada procedimento da produção. Tire suas dúvidas sobre máquinas, linhas, agulhas e tecidos para o bordado perfeito.

Bordados: Tudo o que você precisa saber!
Editorial Grupo Sefer

Trabalhar com grandes confecções que envolvem bordados, como no caso dos uniformes escolares, por exemplo, também envolve atenção redobrada e claro, materiais de qualidade. Existem linhas específicas para fazer bordado e a sua forma de armazenamento influencia de forma significativa no resultado final. Além da linha, ter um maquinário de qualidade e que esteja bem regulado é fundamental para que não se perca tempo e nem pontos na hora da produção.

Tudo o que você precisa saber sobre bordados

A principal forma de bordados em uniformes é o bordado computadorizado, pois assim é possível fazer ajustes do desenho no próprio computador e a máquina faz todo o trabalho de bordar. Porém, nada é tão fácil assim, pois se alguma regulagem estiver ruim ou se a linha não estiver do jeito certo, muitos imprevistos podem acontecer, entre eles, a linha pode quebrar ou o bordado pode ficar torto.

Existem máquinas domésticas próprias para bordados e que geralmente são simples de serem manuseadas, porém, com muitas opções de configurações. Saber usá-las utilizando o manual de instrução ou até mesmo a internet pode tornar o resultado ainda melhor se você for iniciante nesse trabalho.

Para ter um trabalho bem feito é necessário ter uma máquina, tesoura, aro, estabilizador, agulha, linha, tecido e um programa de desenhos.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber para garantir a qualidade na hora confeccionar camisas personalizadas bordadas ou mesmo para bordar em casa:

Regule sua máquina

É fundamental manter sua máquina de bordado sempre regulada. A regulagem das linhas deveria ser 70% linha de bordado e 30% linha de bobina, mas isso pode variar com o tipo da máquina (veja o manual de instruções). A tensão deve ser aproximadamente 300gf para linha de cima e também para a linha de baixo.

 

Linhas

A umidade do ar é uma das principais inimigas das linhas de bordado, pois em um ambiente muito úmido a linha fica pesada, arrebentando com facilidade pela falta da lubrificação. As linhas devem ficar em locais limpos, frescos e secos para que não percam sua qualidade, mantendo sua originalidade. A linha metalizada, quando utilizada, deve ser de alta qualidade e deve-se evitar usá-las em grandes espaços do bordado para que não perca a aderência. Lembrando que a linha metalizada, em contato com a pele, pode não ser a mais confortável, dando um toque mais grosseiro. Para bordados artesanais, é recomendado que se utilize linhas parecidas com as normais de costura, com 70% algodão e 30% poliéster dando mais maleabilidade na hora do bordado.

 

Agulhas

Para cada tipo de bordado existe uma agulha específica. Veja algumas delas:

  • Agulha Quilt: possui a ponta mais arredondada e consegue penetrar camadas mais grossas de tecidos sem danificar o material.
  • Agulha Universal: possui a borda arredondada e é utilizada para bordados em tecidos planos.
  • Agulha Rebordado: essa agulha é ideal para rebordados, linhas múltiplas e pespontos decorativos.
  • Agulha Bordado: bastante utilizada para bordados com linhas mais grossas, seu formato permite um melhor acabamento do resultado final.
  • Agulha Ajour: sua penetração no tecido dá o aspecto do ponto Ajour, como o nome já diz; ela é indicada para tecidos leves e finos.
  • Agulha Metalizada: essa agulha é recomendada para linhas metalizadas, ideal para bordados decorativos.

 

Tecido

Os tecidos variam muito pela sua textura, rigidez e maleabilidade. Por conta disso, as linhas para o bordado e as agulhas também variam dependendo de cada tecido. Para facilitar o entendimento, confira a tabela abaixo:

 

Tipo de Tecido Fio Tamanho da agulha
Tipo Dimensão
Tecido de peso médio Pano grosso e de boa qualidade Algodão 60-90 75/11 – 90/14
Tafetá Sintético 60-90
Flanela Seda 50
Tecido leve Relvado Algodão 60-90 65/9 – 75/11
Georgette Sintético 60-90
Cetim Seda 50
Tecido espesso Jeans Algodão 30 100/16
50 90/14 – 100/16
Veludo Linhas sintéticas 50 – 60 90/14 – 100/16
Seda
Tecido elástico Malha Fio de malhas 50 – 60 Agulha ponto Bola(Cor dourada)

75/11 – 90/14

Tricot
Tecido facilmente desgastado Algodão 50-90 65/9 – 90/14
Sintético 50-90
Seda 50
Para costura top Sintético 50 90/14 – 100/16
Fios de Seda 50

 

Entretelas

O uso das entretelas são fundamentais para o melhor acabamento e estruturação do bordado. As entretelas tem diversos tamanhos e dimensões, a escolha da espessura correta tem como embasamento o tecido em que será feito o bordado. Quanto mais fino for o tecido, mais grossa deve ser a entretela.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*