(11) 4193-5447 | comercial@gruposefer.com.br - Atendemos todo o Brasil!

6 dicas para lavar roupas e conserva-las por anos

O processo de lavagem adequado é fundamental para que sua roupa pareça nova por mais tempo. Veja 6 passos de lavagem para roupas de diferentes cores e tecidos.

6 dicas para lavar roupas e conserva-las por anos
Editorial Grupo Sefer

Lavar roupas às vezes parece um bicho de sete cabeças, são várias informações sobre diversos tecidos e exigências específicas para cada um. A questão é que ao fazer o processo corretamente, seguindo todas as exigências, garante que sua roupa permaneça com o mesmo vigor de quando você a comprou, fazendo ela parecer nova por mais tempo.

6 dicas para lavar roupas e conserva-las por anos

Existem peças de roupas que precisam ser lavadas de formas diferentes. Sabe aquela coisa de sua avó ensinou pra sua mãe e sua mãe te ensinou sobre separar as roupas por cores, tecidos leves, pesados…? Pode parecer chato e complicado no início, mas depois com o tempo e a prática isso se torna automático, além de fazer toda diferença na conservação das suas roupas. Confira os seis passos de lavagem para a conservação das suas roupas:

Separe suas roupas

Independente de como você vai lavar roupas, seja na mão ou na máquina, o primeiro passo da lavagem é a separação das roupas. Como fazer isso? Separe por cores! Roupas brancas, coloridas e escuras. Você deve manter ainda uma quarta pilha separada com as roupas que são de tecidos mais delicados e precisam de uma atenção especial e também, roupas muito sujas, que precisam de um tira manchas ou ser esfregada a mão antes de ir à máquina.

 

Símbolos de Instrução

A etiqueta de cada peça de roupa contem os símbolos de instrução de como ela deve ser lavada (temperatura, ficar de molho, ingredientes proibidos, como deve ser passada, entre outros). Se atentar á esses símbolos faz total diferença na conservação da peça. Veja a tabela com os símbolos:

 

Lavagem na mão

Ao verificar o símbolo de instrução das peças você saberá como prosseguir. As roupas mais delicadas e forradas são sempre lavadas na mão, pois a máquina pode danificar o tecido. Fazer o pré-tratamento ajuda a reduzir a sujeira, como manchas específicas, então é sempre bom deixar as roupas de molho dependendo do nível da sujeira, coloque-as em uma bacia com água e alvejante, detergente ou sabão em pó de 3 á 5 minutos (se a roupa estiver muito suja você pode deixar por mais tempo). Não utilize água sanitária ou produtos com cloro, isso pode manchar suas roupas e acelerar o desbotamento. Após esse procedimento, algumas peças vão para a máquina (próximo tópico) e outras devem ser esfregadas no tanque. Cuidado ao esfregar as roupas a serem lavadas na mão, pois se for esfregada demais também pode causar danos á peça. Torcer para tirar o excesso de água é fundamental para uma secagem mais rápida, fazendo como a função de centrifugação contida na máquina.  Não tem segredo, apenas se deve ter cuidado e delicadeza.

 

Lavagem na máquina

Cada máquina tem uma configuração diferente, é bom ficar atento ás opções de lavagem da sua lavadora. Temperatura da água, tempo de lavagem, centrifugação, lavagem forte ou fraca, tudo isso pode ser identificado nos símbolos de instrução (tópico 2) das peças para saber o que cada uma necessita. Por isso é fundamental a separação das roupas por questão de cor e tecidos, pois existem diversos tecidos diferentes que são lavados da mesma forma, facilitando o processo. Com o tempo você saberá separar as peças de maneira mais rápida, entendendo sobre as cores e os tecidos apenas pela prática. Fique atento aos produtos utilizados, procure um amaciante e um sabão em pó específico para os tipos de roupa lavados, considerando os ingredientes que não alterem a cor das roupas, pois dependendo do produto pode acarretar no desbotamento de alguma roupa, manchando as outras que estiverem juntas e dificultando todo o processo, te ainda mais trabalho do que o normal.

 

Secagem

Existem secadoras, lavadoras que também secam e os famosos e clássicos varais. Algumas peças não podem ficar em altas temperaturas, outras podem amassar demais ou ficar marcada por causa do grampo que a prende no varal. O método mais fácil mas que exige mais tempo é o varal.  Estender as roupas do modo certo ainda facilita na hora de passar as roupas, não deixando-as marcadas com o pregador. Se você mora em apartamento e tem o espaço limitado, o ideal é investir em secadoras ou num varal de teto. Se você mora em casa e tem bastante espaço, os varais são simples, fáceis e mais baratos. As roupas brancas e mais claras devem ser secadas ao sol, já as roupas mais escuras devem ser secadas na sombra para não desbotar. Varais de ferro também são problema, pois eles podem enferrujar e estragar as roupas.

 

Passando

O controle da temperatura do ferro é fundamental para que suas roupas não queimem ou estraguem na hora de passar. O ideal é você passar as roupas com o ferro na temperatura de 50ºC, entre a temperatura baixa e média.

Bônus:

Roupas íntimas podem ser lavadas à mão e não precisam ser passadas no ferro, isso otimiza seu tempo e também a energia elétrica.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*