(11) 4193-5447 | comercial@gruposefer.com.br - Atendemos todo o Brasil!

Rip Stop: durabilidade e resistência para atividades de alto desgaste.

O tecido criado para impedir rasgos em equipamentos profissionais também pode fazer parte da confecção de uniformes em geral

Rip Stop: durabilidade e resistência para atividades de alto desgaste.
Editorial Grupo Sefer

O nome Rip Stop significa, no sentido mais literal, “Rip” – rasgão em inglês e “Stop” – parar, ou seja, o tecido é utilizado para não fazer rasgos, e se  eventualmente isso acontecer, o entrelaçamento dos fios faz com que o rasgo não aumente. O tecido Rip Stop é comumente utilizado para uniformes militares e de finalidade esportiva, como por exemplo: bombeiros, policiais, exército, camping e até mesmo uniformes escolares, para que tenham uma maior durabilidade.

Rip Stop: durabilidade e resistência para atividades de alto desgaste.

A principal característica do tecido Rip Stop é o seu material feito com nylon entrelaçado a outro tipo de tecido, como poliéster, poliamida, algodão e tactel, criando uma superfície de bloqueio. A aplicação de resíduos químicos como resina acrílica, silicone e PVC torna o material impermeável, aumentando ainda mais sua durabilidade. Outras variações no processo de produção também podem tornar o Rip Stop mais ou menos maleável, bem como, brilhante ou mais fosco.

Existem basicamente três versões do Rip Stop: com quadriculados pequenos, grandes ou em forma de losango.

A versão com quadriculados pequenos torna o tecido mais armado e mais rígido por conta dos fios duplos que ficam mais próximos, oferecendo mais resistência ao material. A versão com os quadriculados grandes é caracterizada pelos fios duplos mais separados, assim, o tecido fica mais maleável e macio, mas ao mesmo tempo mantem a alta resistência. A versão em losangos deixa a estética do tecido mais bonita e com um acabamento diferenciado mantendo a macies e maleabilidade do Rip Stop na versão de quadriculados grandes.

O Rip Stop nas linhas de confecção de vestuário:

O tecido Rip Stop é comumente utilizado na confecção de fardamentos militares, por sua alta resistência e durabilidade, principalmente em atividades de alto desgaste. O Rip Stop também é amplamente utilizado na confecção de grandes grifes de fightwear, aventura e com a larga evolução no desenvolvimento, as peças estão ganhando seu espaço nas linhas esportivas e infantis.

Além da utilização do tecido em fardamentos e uniformes, o Rip Stop está presente na produção de tecidos para paraquedas, balões, barracas de acampamento e sacos de dormir. Atividades que usam equipamento que necessitam de eficácia, para que nenhum imprevisto aconteça usam o Rip Stop. Se por um acaso acontecer se abrir um buraco no tecido, o entrelaçamento dos fios impedem que o buraco rasgue ainda mais. O custo-benefício do material é excelente pela sua durabilidade.

Curiosidade:

o tecido Rip Stop não é algo criado atualmente. Ele já era utilizado na Segunda Guerra Mundial, para baixar o custo da produção substituindo a seda na fabricação de paraquedas.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*